Práticas recomendadas para gerenciar reservas

Elencamos em alguns passos abaixo as práticas que consideramos indispensáveis para uma gestão mais eficiente no processo de reservas do seu evento, utilizando o clicReserva

1 passo

Validação do titular da reserva

Trata-se da primeira etapa de uma reserva. Valide os dados do cliente que solicitou uma reserva. Preencha seu o nome completo, telefone, CPF, data de nascimento e endereço de e-mail do cliente, assim você pode identifica-lo entre todas as reservas do evento e aciona-lo sempre que necessário.

2 Passo

Defina a negociação da reserva

Caso os valores da reserva não sejam o padrão estabelecidos na montagem do mapa, você pode definir e/ou editar na hora, em cada reserva, o valor total, o de consumo e o de sinal mínimo. Pode ainda editar a quantidade de pulseiras e convites, assim como definir a quantidade de ingressos unissex, masculinos e femininos a que cada reserva da direito. Definida a negociação, escolha a finalidade de reserva entre as opções disponíveis e indique o vendedor responsável para o devido comissionamento, quando for o caso.

3 passo

Defina o status atual da reserva

Após definido o titular e a negociação da reserva, defina o status atual da reserva entre as opções disponíveis. Caso necessário, escreva no quadro de "observação para portaria" condições específicas de cada reserva. *Veja abaixo lista e significados de cada status

reserva solicitada pelo cliente, pendente de gerenciamento pelo setor de reserva

reserva gerenciada pelo setor de reserva, cliente titular e condições já definidas e acordadas entre as partes

reserva conferida para o evento

reserva com cliente titular já presente no evento

reserva já consumida, espaço liberado pelo cliente titular

Reserva cancelada pelo setor de reserva, solicitada pelo cliente titular

4 passo

Adicione pagamento ou vencimento

Ao receber um pagamento, seja parcial ou total, adicione o valor correspondente na reserva do cliente, atualize o status para "pago", em seguida escolha a "forma" em que esse pagamento foi feito, selecione a data do pagamento no calendário e, por fim, indique a "via" do pagamento e salve. Ao adicionar um pagamento você terá a informação do valor total negociado, do pago e do pendente.

caso seja um pagamento online via boleto ou cartão de crédito, não é necessária nenhuma ação da sua parte. A mudança de status da reserva é automática, assim como a forma de pagamento, a data do pagamento, a via do pagamento e o valor pago. Preocupe-se apenas com o comprovante da prestação do serviço e entrega do produto ao cliente no dia do evento.

5 passo

Adicione comprovante de pagamento

Ao receber um comprovante, identifique a reserva na coluna de clientes, clique sobre ela e em seguida no botão "anexar comprovante ou documento". Na sequencia, digite o valor do pagamento, selecione o comprovante/arquivo desejado e o adicione na reserva do seu cliente.

Caso a necessidade seja de apenas adicionar um documento (RG, CPF, etc…), siga os mesmos passos acima, e deixe o campo de valor = 0,00.
6 passo

Notificação de vencimento

Ao fazer uma reserva, é normal que o cliente peça um prazo para o pagamento. Certifique-se da data ideal combinada e selecione no calendário para ser notificado sobre o vencimento de cada pagamento.

7 passo

Gere um Link de cobrança online

Após definido cliente titular da reserva, o status e condição de pagamento com valor total, valor de consumo e sinal mínimo de pagamento da reserva, basta copiar o link de cobrança e enviar ao cliente titular solicitante da reserva. Após isso, todo o processo de pagamento é automatizado e não é necessária a solicitação dos comprovantes de pagamentos