chargeback imagem
É um procedimento operacional por meio do qual a emissora/administradora de cartão de crédito, ou titular do cartão, impugna determinada transação acarretando no cancelamento do repasse, ou estorno do crédito, se já efetuado, por parte da credenciadora.

Compartilhar esta publicação

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é um chargeback?

Conceitualmente, o chargeback é o procedimento operacional por meio do qual determinado comprador contesta um débito, por ele não reconhecido, relativo a uma despesa efetuada com o cartão de sua titularidade, com o objetivo de invalidar tal pagamento junto à sua administradora de cartões ou ao banco emissor do cartão de crédito.

Em sentido mais amplo, o chargeback é um procedimento operacional por meio do qual a emissora/administradora de cartões de credito, ou, titular do cartão, impugna determinada transação acarretando no cancelamento do repasse ou estorno do crédito, se já efetuado, por parte da credenciadora.

Tal recusar, por parte do comprador pode-se dar em razão de diversas hipóteses, tais como: 

1- a utilização indevida de cartão de crédito por terceiro em razão de furto, clonagem ou roubo;

2- o inadimplemento contratual por parte do vendedor, seja pela não entrega do bem/produto ou pela não prestação do serviço contratado;

 

Como proceder no caso de um chargeback?

No caso de um chargeback, nós recebemos uma notificação de contestação da bandeira (visa, master, amex) , que, por sua vez, bloqueia o valor referente aquela compra específica. Quando isso ocorre, enviamos ao responsável pela carteira o mesmo alerta sobre o estorno (chargeback)  e lhe damos a opção de abrir uma disputa ou não sobre a contestação.

Para reaver os valores, a bandeira oferece a possibilidade de abrir uma disputa, e, portanto, pede documentação que comprove a venda, que passará por uma análise interna da bandeira.

O comerciante fica encarregado de nos enviar digitalizações dos seguintes documentos (em .jpg ou .png), sendo pelo menos um deles obrigatório:

  • Cadastro do comprador (nome do titular do cartão, nome cadastrado no site, CPF, email, endereço, telefone fixo ou celular)
  • Nota fiscal da compra
  • Pedido da compra (screenshot da página do pedido)
  • Cópia da Política de Devolução e Troca com aceite eletrônico
  • Carta do verdadeiro comprador reconhecendo a despesa

Vale-se dizer que o objetivo dos documentos acima referem-se à demonstração do pedido pelo cliente, bem como a devida entrega do produto adquirido. Sendo assim, em não havendo os documentos supracitados, alternativamente devemos:

  • Reunir documentação que comprove a negociação com o cliente;
  • Print com cópia do nome e número do cliente junto aos contatos;
  • Print da conversa com o cliente;
  • Enviar a conversa integral constante no whatsapp, por e-mail;
  • Realizar ata notarial no celular (whatsapp) para conferência das informações enviadas;
  • Verificar câmeras de segurança;
  • Solicitar comandas;
  • Verificar redes sociais que vinculem os consumidores ao contratante inicial do serviço;
  • Atentar para o prazo de 24 horas para envio das informações requeridas;
  • Preenchimento do termo de reconhecimento da prestação de serviços (disponível no sistema).

Por fim, ratifica-se mais uma vez que o interesse da bandeira do cartão é comprovar a efetividade da prestação dos serviços e vinculá-los ao contratante, assim, temos que ter elementos mínimos que demonstrem essa situação.

Caso o comerciante vença a disputa, o valor da compra anteriormente contestada é liberado novamente para saque. Caso contrário, é debitado da sua carteira. Se seu saldo for nulo, a conta fica devedora.

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda todos os dias

Explorar mais

reservas de mesas e camarotes
Gestão

Vantagens em fazer o controle de mesas e camarotes em tempo real

No caso de qualquer evento, em qualquer casa noturna, certamente uma equipe relativamente grande será responsável por fazer daquela festa algo inesquecível para os presentes. Por isso, a comunicação do time tem que ser rápida e muito eficiente.

reserva com pagamento online
Bastidores

Vantagens de fazer reservas com pagamento online

O mundo digital chegou para facilitar a vida de todos. Se a festa possui um sistema de pagamentos online confiável, essa é a maior vantagem para você programar bem seu final de semana sem imprevistos, garantir sua reserva no melhor espaço e ainda compartilhar o pagamento online com seus amigos.

Deseja impulsionar o seu negócio?

Envie sua mensagem e mantenha contato

Compartilhe:

Curtir isso:

Curtir Carregando...
%d blogueiros gostam disto: