O coração do software

O coração do software esta na sua capacidade de resolver problemas relacionados ao domínio para o seu usuário. Todas as outras características, por mais vitais que possam ser, se apoiam nessa finalidade básica. Quando o domínio é complexo, esta é uma tarefa difícil, exigindo concentração de esforços de pessoas talentosas e capacitadas. Os desenvolvedores tem que mergulhar a fundo no domínio para adquirir conhecimento sobre o negócio. É preciso afiar sua capacidade de moldagem e dominar design de domínios.

Todavia, estas não são as prioridades na maioria dos projetos de software. A maioria dos desenvolvedores talentosos não tem muito interesse em aprender sobre um domínio específico em que eles estejam trabalhando, muito menos firmar um compromisso em expandir suas capacidades de moldagem de domínios. Pessoas técnicas gostam de problemas quantificáveis que exercitem suas capacidades técnicas. O trabalho com domínios é confuso e exige muitos novos conhecimentos complicados que parecem não acrescentar nada a capacidade de um cientista da computação.

Em vez disso, o talento técnico é direcionado para o trabalho com estruturas elaboradas, na tentativa de resolver problemas relacionados a domínios usando a tecnologia. Aprender e modelar domínios ficam a cargo dos outros. A complexidade existente no coração de um software deve ser enfrentada cara a cara. Qualquer tentativa de se fazer o contrário é arriscar a irrelevância.

o coração do software

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *